quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Gravidez precoce, um mal para a sociedade


Há muito tempo que essa dor me acompanha, seguindo os meus passos, o meu gatinhar, mas decidi que de agora em diante basta!!! Esta é a minha vez de desabafar, de gritar para o povo que já bastam os grandes problemas que a gente tem, incluíndo a pobresa absoluta.
Essa catastrófe que tem assolado a nossa mininada, tem trazido para elas e para a sociedade moçambicana um vazio que deixa a desejar.
Nos nossos bairros, nos nossos mercados, passeios e sobretudo nas nossas escolas, nossas vistas são violentadas por este demónio, que para outros quem sabe é Deus.
Falando em escolas, esse é o lugar mais afectado por essa catástrofe. No entanto, falar de gravidezes indesejadas e sobretudo precoce é algo que merece tanta atenção, quando acima de tudo estamos num país onde diversos factores negativos convergem num só ponto- Moçambique.

Nas escolas, são várias as vezes que deparamos com crianças grávidas (crianças que vão nascer criança) e os factores que causam esta "doença" em muitas ocasiões tem resultado da ganância do dinheiro, querer experimentar coisas novas, a moda e nalgum momento ouvi dizer que os próprios professores influenciam. Como?

A resposta à esta pergunta encara-se numa situação em que o professor concede a passagem de classe em troca de envolvimento com uma aluna, facto este que resulta em gravidezes precoces. Mas no meio de tudo isso, há aspectos que não podemos deixar de lado- a infenção pelo HIV- SIDA, a pobreza absoluta e os consequentes meninos de rua.

A educação para a mudança de comportamento dentro da nossa sociedade em geral e dos adolescentes em particular é uma medida extremamente importante, convista a despertar a tomada de consciência do nosso povo, pois já estamos fartos dos grandes problemas que hoje enfrentamos e educar o nosso povo, é algo muito significativo, que nos ajudará a previnir os futuros problemas que constituem um atentado ao progresso são do nosso país.

Moçambique... vamos despertar!!!

1 comentário:

  1. Ya!!! Lichuchanews espero que termines o mais rápido possivel, já estou a achar interessante.

    ResponderEliminar