quarta-feira, 14 de outubro de 2009

UMA ESCOLA LIVRE DE HIV/SIDA E SEM QUALQUER FORMA DE ABUSO



A educação é por um lado, um dos principais garantes do desevolvimento social e humano no âmbito da erradicação da Pobreza Absoluta, e por outro, a vacina social contra o HIV/SIDA, duas prioridades entre outras do programa do Governo em Moçambique.

A nossa escola é um centro de ensino e aprendizagem, onde as crianças buscam conhecimentos para o futuro e são o centro das atenções. Por isso, é dever de todos nós, garantir que na escola a criança e o jovem aprendam habilidades da vida que lhes permitam enfrentar a sociedade com segurança e auto confiança.As raparigas e os rapazes sabem que a contribuição de ambos como seres complementares, não iguais, será necessário na criação de uma sociedade justa e democrática.

A escola constitui o Centro de Actividades na Comunidade, e é dirigida em íntima colaboração com o Conselho da Escola. Na escola confrontam-se hábitos e tradições culturais, discute-se abertamente tabús e comportamentos discriminatórios, procurando ultrapassar práticas negativas no combate ao HIV/SIDA e permitir o equilíbrio de género.

A escola é vista na comunidade e na família como um lugar privilegiado onde a criança aprende e sente-se bem, onde todas as pessoas respeitam e são respeitadas, e não se aceita qualquer forma de discriminação. O Director da escola e os professores são referências positivas para os alunos em termos de atitudes e comportamentos, implementam e sustentam os valores acordados na escola e na comunidade. A colaboração entre a família e a escola, permite que os encarregados de educação e outros membros da comunidade participem activamente na vida da escola, complementando-se um a outro, o que permite que haja um diálogo permanente e planificado, onde os mitos e os tabús são francamente discutidos e quebrados quando constituem impedimento para a realização de mudanças positivas.

Na escola, a criança e o jovem vivem um ambiente onde aprendem sobre solidariedade, compreensão, tolerância e respeito mútuo entre jovens e velhos no ambiente escolar e fora da escola. O Respeito à cultura e tradições diferentes, uma comunicação directa e respeito entre aluno e o professor, são palavras de ordem para todos. Ninguém tem receio ou medo de livremente expôr o que há de bom ou de mau, apresentar ideias diferentes, questionar e criticar construtivamente.

Os professores são exemplo de comportamento sexual responsável, discutindo abertamente questões ligadas à sexualidade com os alunos, a nível relevante à idade dos mesmos, o que contribui para que haja consciência colectiva e individual sobre os problemas relacionados com o HIV/SIDA.

As crianças órfãs e vulneráveis são acarinhadas e apoiadas, facilitando apermanência delas na escola. Não se tolera nenhuma forma de discriminação das pessoas infectadas pelo HIV.

Na escola encontramos o lugar evidenciado para o desenvolvimento da consciência sobre a importância de criação de mesmas oportunidades, direitos e deveres para homens e mulheres, criando assim, uma convivência harmoniosa na escola e nos futuros lares.
Imaginem se a educação em Moçambique espelhasse tudo o que foi supra citado...Moçambique estaria a combater diversos problemas que neste exacto momento nos levam à deriva.

1 comentário:

  1. É boa a ideia de escola que tens, eu bem que gostaria que fosse assim, mas infelizmente, na prática, as nossas escolas estão muito longe de aquilo que tu escreveste. Tomara eu que fosses professora, continue sonhando.

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